Ir para o conteúdo

Serviços - IoT - Internet das Coisas

bg titulo

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas é a forma de interligar sensores e atuadores com a internet como mediador, utilizando o processamento em nuvem e a inteligência artificial para tomada de decisões.

A Internet das Coisas descreve a rede de objetos físicos "coisas" que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos. e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de 10 bilhões de dispositivos IoT conectados atualmente, os especialistas esperam que esse número aumente para 22 bilhões até 2025.

Nos últimos anos, a IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes do século XXI. Agora que podemos conectar objetos do dia a dia: eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas, à internet por meio de dispositivos incorporados, é possível uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e coisas.

Por meio de computação de baixo custo, nuvem, big data, análise e tecnologias móveis, as coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com intervenção humana mínima. Neste mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem registrar, monitorar e ajustar cada interação entre coisas conectadas. O mundo físico encontra o mundo digital, e eles cooperam.